
Qual o melhor momento para automatizar?
Hoje em dia, a automação parece estar na agenda de todos os fabricantes. E por um bom motivo! Ela revolucionou a indústria e continua a desempenhar um papel fundamental no aumento da produtividade, eficiência, qualidade e segurança. Decidir quando automatizar seus processos de fabricação é uma etapa importante que requer consideração cuidadosa.
Este artigo explora o que você precisa considerar ao determinar o momento certo para introduzir a automação em seus processos de fabricação.
Tarefas repetitivas e manuais…
Se você está procurando por sinais diretos de que é hora de automatizar, tarefas repetitivas são uma das mais evidentes.
Sua rotina envolve tarefas manuais como escavar dados em planilhas infinitas do Excel? Essas tarefas consomem tempo e são propensas a erros? Então, este é um forte indicador de que a automação pode trazer valor significativo.
Usando a automação, você pode esquecer a dor do trabalho manual e executar tarefas com rapidez e precisão, garantindo resultados consistentes. Também terá a vantagem de coletar dados em tempo real, o que pode ser inestimável para tomada de decisão e otimização de processos.
Variação, erro humano e outros riscos
Não importa o que você esteja fabricando, seu objetivo é entregar e manter os mais altos padrões de qualidade. No entanto, o trabalho manual e o uso de sistemas desatualizados andam de mãos dadas com variação, erro humano e outros riscos. Em contraste, os processos automatizados se destacam em entregar consistência.
Mesmo automatizar etapas específicas em um processo pode ser uma jogada estratégica para atender seus padrões de qualidade de forma consistente. Por exemplo, após automatizar um de seus processos com um sistema de bateladas (BATCH) baseado em HTML, o cliente, uma fabricante de aromas, cortou o tempo gasto em tarefas manuais em surpreendentes 90%.
A questão da crescente demanda e escalabilidade
O tempo é frequentemente um fator determinante na fabricação. Quando sua operação de fabricação experimenta crescimento ou demanda flutuante, a automação não é apenas uma opção atraente, mas pode se tornar uma vantagem competitiva. Usá-la pode te ajudar a se adaptar mais facilmente às mudanças no volume de produção. Ao contrário dos métodos tradicionais, você pode aumentar ou diminuir sua capacidade de produção conforme necessário sem aumentar os custos de mão de obra e produção.
Automatizar processos também pode aumentar significativamente a velocidade da produção. Além disso, se seus clientes demandam produtos personalizados, a automação pode agilizar a produção destes de forma eficiente.
Preocupações com a saúde e a segurança
A fabricação geralmente envolve tarefas perigosas ou fisicamente exigentes que colocam a saúde e a segurança dos trabalhadores em risco. Ao automatizar esses aspectos, você não apenas melhora a segurança no local de trabalho, mas também melhora as condições gerais de trabalho para seus colaboradores. É uma situação ganha-ganha que aborda considerações éticas e práticas.
Conformidade – Um problema administrativo
Os requisitos regulatórios e os padrões da indústria frequentemente exigem controle de qualidade rigoroso e rastreabilidade. Isso também se relaciona à adesão ao processo: se a conformidade adiciona complexidade ou é percebida como um fardo administrativo, as pessoas provavelmente a ignorarão. Manter tudo simples e claro é a chave.
Automação significa dados rastreáveis – incluindo histórico de especificações, ações tomadas para facilitar a melhoria e detalhes sobre quando algo foi alterado e por quem. Esses insights garantem boa disciplina e conformidade.
Aumento do custo devido à má qualidade
O impacto da má qualidade pode ser muito abrangente – desde custos óbvios como retrabalho, mas também custos menos claros que podem ter um impacto ainda maior. Aqui você pode considerar os custos adicionais de energia derivados do retrabalho, o desgaste do seu equipamento, danos à reputação da marca devido a incidentes de qualidade, funcionários desmotivados que precisam executar a mesma tarefa novamente, apenas para citar alguns exemplos.
Claro que há um investimento considerável inicialmente para implementar uma automação, mas isso pode levar a economias de longo prazo. A automação pode reduzir significativamente os custos operacionais relacionados a mão de obra, energia, materiais e muito mais. E usar a automação não é tão difícil quanto você pode pensar. Tome como exemplo um Sistema de Gestão de Qualidade sem código que capacita as equipes de qualidade a dar esse passo mesmo sem envolver o departamento de TI.
Enfim, a decisão de automatizar processos de fabricação deve ser bem estudada. Avalie suas necessidades específicas, requisitos da indústria e metas futuras para determinar quando a automação é o passo certo para sua operação de fabricação. Mas lembre-se, se a necessidade estiver lá, e você já tiver ferramentas à sua disposição, não há razão para não começar. A automação pode transformar seus processos de fabricação, aumentar a eficiência e posicionar seu negócio em outro patamar a média e a longo prazo.
(Artigo de Renato Mendes da Silva, gerente de Projetos da Siriom, técnico e engenheiro de Automação e Controle/ Imagem: Freepik)